Significado das cores no Webdesign

No artigo anterior você aprendeu o básico de teoria da cor em webdesign. Hoje, iremos entender a mensagem que o seu site passará de acordo com as cores usadas, ou seja, você vai entender o significado das cores e poder desenvolver seu projeto com as cores adequadas para cada assunto e público.

A maioria das cores podem ser usadas de uma forma positiva ou negativa, o resultado dependerá de outros fatores como as outras cores que a rodeiam, e a conotação do site em si.

Aqui estão alguns significados gerais de cores populares.

Significado da cor Vermelha

Vermelho simboliza fogo e poder, a cor está associada à paixão e a importância. Ela também ajuda a estimular energia e emoção. As conotações negativas de vermelho são raiva, emergência e emocções que derivam da paixão ou agressão.

Cor Verde em Webdesign

Verde simboliza a natureza. Ela pode ser usada para simbolizar o crescimento e a harmonia. As pessoas se sentem seguras com o verde. Hospitais costumam usar a cor verde.

Por outro lado, o verde é o símbolo do dinheiro, podendo mostrar ganância ou ciúme. Ele também pode ser usado para simbolizar a falta de experiência.

Significado das cores no Webdesign

Azul no site

O azul é a cor da calma e da paz que passa a ideia de de estabilidade e especialidade. Azul também pode simbolizar confiança e confiabilidade. Por causa disso, é uma cor comum em sites corporativos.

Dependendo do uso pode vir a tona o lado negativo do azul, simbolizando depressão, frieza e passividade.

Cor Laranja

Laranja é uma combinação de seus dois vizinhos na roda de cores, vermelho e amarelo. Laranja simboliza alegria, felicidade e luz do sol. É uma cor alegre, que evoca a exuberância infantil. Laranja não é tão agressiva quanto vermelho, mas tem algumas das mesmas qualidades, estimulando a atividade mental.

Negativamente simboliza a ignorância e o engano.

O que significa a cor Amarela

Amarelo brilhante é uma cor feliz, representanda as qualidades positivas: alegria, inteligência, brilho, energia, otimismo e felicidade.

Um amarelo mal posicionado traz sentimentos negativos: cuidado, críticas, preguiça e inveja.

Púrpura

Púrpura é a cor da realeza e da sofisticação, demostra riqueza e luxo. Ela também dá um sentido de espiritualidade e estimula a criatividade. Púrpura brilhante pode transpirar a ideia de algo mágico. Também é ótimo para promover a criatividade e as qualidades femininas.

Púrpuras escuros podem invocar escuridão e tristeza.

Site Preto

Embora o preto não faça parte da roda das cores, ele pode ser usado para sugerir sentimento e significado. Muitas vezes, é relacionada ao poder, elegância, sofisticação e profundidade. O uso de preto em uma entrevista de emprego pode mostrar que o entrevistado é um indivíduo poderoso, e o mesmo acontece com os sites.

Preto também pode ser visto negativamente, porque a cor é associada com a morte e o desconhecido. É também a cor do luto e tristeza e por isso deve ser usada com cuidado.

Branco

Branco, que também não é parte da roda das cores, simboliza a pureza e a inocência. Mostra também a limpeza e segurança.

Por outro lado, o branco pode ser visto como frio e distante, simbolizando as qualidades duras e amargas do inverno.

Então, já deciciu quais cores vai usar no seu site? Não deixe de contas suas experiências com cores no webdesign.




Veja Também

  1. Moogo – faça site, blog online profissional Gratuito
  2. Instalar wordpress – tutorial como instalar WP em portugues
  3. Montar blog wordpress com hospedagem gratis
  4. Template para criar blog de videos como o youtube
  5. Template gratuito joomla para site de negocios
  6. Construção de website gratuito na internet com Yola
  7. Favicon o que é – como colocar Favicon no site blog
  8. Como fazer um site igual ao facebook no wordpress


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>